5 Dicas para se Tornar um Profissional mais Organizado

  1. Profissional Organizado
0 Flares 0 Flares ×

Tempo, tarefas, cansaço, problemas. Às vezes a vida parece que não pode ficar mais complicada. Tudo bem. Nós sabemos que se perder no mar de obrigações com aquela jangadinha que muitos chamam de “24 horas” é complicado demais para conseguir sobreviver sem sofrer alguns danos.

Danos que podem ser conhecidos como desorganização, atrasos, perda de prestígio no trabalho e nos relacionamentos, cansaço excessivo, sentimento de culpa, atividades mal feitas, sedentarismo, entre outros clássicos transtornos. Mas, foque na melhora e tenha determinação. Juntando isso às cinco dicas que iremos dar a seguir, é sucesso na certa.

1. FAÇA UMA LISTA DE TAREFAS

 Você é do tipo de pessoa que recebe uma tarefa para tal dia não muito próximo, mas também não muito longe, e deixa para lá? Não confie tanto na sua mente. Quando você menos espera, tem alguém comentando na noite de quarta-feira sobre aquele trabalho para a quinta-feira e você tem que se matar para entregar tudo no dia seguinte.

Mas, o objetivo de fazer uma lista de tarefas é ver como a sua vida está sendo conduzida. Anote todas as suas atividades do dia, essa é uma das ótimas maneiras de parar de procrastinar, parar de desperdiçar seu tempo com tarefas inúteis e de conhecer melhor a sua rotina.

Você acredita que grande parte das pessoas não consegue identificar muitas das tarefas que elas mesmas realizam durante o dia? Ao anotar, elas percebem a besteira que fazem ao deixar um espaço de uma hora, digamos assim, fuçando o Facebook de outra pessoa.

Ao ver que existem muitas tarefas desnecessárias, comece a cortá-las do seu dia a dia. Isso é primordial para uma mudança. Mas, sempre vá com calma. Não tente mudar o mundo de primeira, comece com pequenos detalhes. Se você tentar tudo ao mesmo tempo, vai acabar se perdendo e a frustração será inevitável.

2. ANOTE SEUS COMPROMISSOS NA AGENDA

Como já dissemos antes, não confie na sua mente. Ela pode te sabotar, esquecer de compromissos importantes e falar pra você que se atrasar um pouquinho não vai fazer mal a ninguém.

Pois bem, atrasos pegam mal na maioria das empresas, então, corte isso se quiser manter a sua carreira profissional nos rumos certos. Anote todas as suas obrigações e o seu itinerário na agenda. Saiba onde você deve estar e a que horas.

3. ESTABELEÇA UMA ROTINA

Está mudando a sua vida, cortando tarefas do seu dia e lutando para ser uma pessoal pontual e organizada? Criar uma rotina é o passo mais lógico diante dessa situação. É como criar um trilho para o trem passar por cima. Por isso, sempre faça o melhor para que o seu dia seja organizado e sistematizado na medida do possível. Dizemos isso porque é díficil montar uma rotina e esperar que em todos os dias as coisas aconteçam conforme você estipulou. Ledo engano.

As imprevisibilidades são comuns e você terá que lidar com elas. Nada de ficar super estressado. Mas procure contornar essas situações e tentar aproveitá-las para o que estava previsto na sua agenda semanal.

Por isso, acorde cedo, faça os seus exercícios físicos, coma a primeira refeição com capricho, vá para o trabalho e a partir daí tente variar um pouquinho a sua noite. Mas sempre se lembre de dormir não muito tarde, pois isso contribuirá para que você se mantenha “inteiro” no dia seguinte.

4. MUDE SEUS HÁBITOS

O que é que te faz dormir tarde? O que te faz procrastinar? O que te faz ser tão desorganizado? Às vezes pequenos hábitos como assistir televisão, passar um bom tempo em redes sociais ou o seu acesso constante ao Whatsapp podem fazer com que a sua vida se desorganize.

Porque tudo é uma bola de neve. Você passa do horário de dormir hoje e quando já vê, são três horas da manhã. Acorda mal, trabalha mal, atrasa os prazos, faz as atividades com uma falta de qualidade, fica sem paciência à noite, mais estressado, fazendo besteiras, briga com alguém…

Enfim, não são todos os casos que sofrem essas consequências, mas vocês entenderam o ponto, não é? Pequenos hábitos podem causar situações desconfortáveis, porque a vida é uma soma constante do que fazemos.

5. CONTE COM AJUDA DE APLICATIVOS

Uma das melhores coisas da internet e dos smartphones foi a proliferação dos plug-ins, extensões e aplicativos. Simplesmente há programas para qualquer atividade. Quer um aplicativo onde você pode anotar suas coisas, compartilhar via redes sociais ou por e-mail, criar listas de atividades, salvar páginas da internet, entre outras ferramentas? Tudo isso pode ser encontrado no Evernote.

Está no trabalho e viu aquele artigo, vídeo ou qualquer outra coisa que lhe chamou a atenção e você abriu o link? Pois bem, você pode salvar aquela página para ver depois sem precisar de internet com o Pocket. Outro ótimo aplicativo é o Remember the Milk, excelente para quem esquece das suas atividades.

E para quem trabalha como corretor, nada melhor do que o CRM Seguros, onde você pode guardar todos os dados dos seus clientes, as vezes que vocês interagiram, informações importantes sobre dados de venda, enfim, este é um aplicativo importantíssimo para os corretores que precisam conhecer mais os seus clientes, pois todos sabem que isso traz muito retorno financeiro.

Aliás, esse é um dos erros mais frequentes neste setor do mercado, boa parte dos corretores de seguro ainda não conhece tão bem as pessoas que contratam seus serviços quanto precisam.

Aproveite essa oportunidade e comece a subir mais degraus na sua carreira, pois a desorganização não será mais um problema!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Posted in: