Como Melhorar a Gestão de Seguros de sua Corretora

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Considerada uma das melhores práticas para o bom funcionamento dos processos internos da corretora, a gestão de seguros é responsável pelo aumento da produtividade no ambiente de trabalho, pelo crescimento da taxa de renovação das apólices, por possibilitar que os corretores tenham um maior controle de prazos, por criar uma relação mais estreita com os clientes e tantos outros benefícios.

Apesar de muitas corretoras compreenderem todos os pontos positivos que envolvem a implementação de uma metodologia de gestão de seguros, elas não sabem ao certo por onde começar e nem quais ferramentas devem utilizar.

Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas orientações que vão lhe ajudar a superar essas barreiras.

REGISTRE TODAS AS INTERAÇÕES COM OS CLIENTES

A principal função da gestão de seguros é permitir que a corretora tenha o controle de todas as apólices, bem como, possa nutrir uma relação com seus clientes. Garantido que nenhuma informação fique perdida para posteriores análises.

Portanto, o ponto mais importante para iniciar a gestão dos seguros é ter um registro completo com todas as interações com os clientes antes, durante e depois da assinatura da apólice.

Contudo, muitas corretoras acreditam, equivocadamente, que a gestão só serve para controlar os contratos que foram efetivamente fechados. Esquecendo de manter um registro dos potenciais clientes.

Todas as trocas de e-mails, reuniões, visitas e dúvidas do cliente deveriam ser registradas para que o corretor possa ter informações para fechar a venda.

No artigo anterior tratamos sobre a importância de “matar” as objeções dos clientes durante a abordagem de vendas. E você só vai conseguir fazer isso se tiver um registro com as interações (e-mails, telefonemas, troca de mensagens e reuniões) que ocorreram com o cliente.

Portanto, a gestão dos seguros deve ocorrer antes do cliente contratar o seguro. Sua principal preocupação deve ser gerenciar o relacionamento com o potencial cliente.

Depois que você fechar a venda e tiver a apólice assinada é hora de registrar junto ao perfil do cliente o produto que ele contratou. Deste modo, quando a apólice estiver perto de vencer, você poderá fazer uma nova abordagem de vendas para o cliente apresentando produtos semelhantes ao que ele contratou. E sempre se preocupando em atender as reais necessidades do cliente.

O registro que você vai realizar na gestão de seguros engloba duas fases:

1ª Relacionamento com o cliente: neste momento você está conhecendo o cliente, registrando todas as interações e focando em superar as objeções. Registre todas as ligações que foram feitas e com que objetivo, as mensagens que foram enviadas, e-mails e reuniões realizadas. O objetivo desse registro é lhe auxiliar a fazer uma proposta convincente de vendas.

2ª Fechamento da venda: quando o cliente assina a apólice, você agora tem um cliente efetivo. Você deve registrar as características do produto que o cliente contratou por duas razões:

a) Oferecer suporte para o cliente caso ele precise. E conhecendo as características do produto contratado fica bem mais fácil.

b) Utilizar as características do produto contratado para fazer novas propostas de renovação quando a apólice estiver próxima de expirar.

Agora que você já está ciente sobre a importância de registrar as informações e interações com seus clientes, uma pergunta fica no ar: onde fazer esses registros?

E sobre isso que vamos tratar agora!

UTILIZE O CRM PARA MELHORAR A GESTÃO DE SEGUROS DE SUA CORRETORA

Muitos corretores ainda utilizam planilhas e tabelas para fazer a gestão de seguros. Contudo, além desses métodos serem antiquados, eles não oferecem todos os recursos que um corretor moderno precisa para gerenciar os clientes e os seguros com a maior eficiência possível.

Por isso, sempre recomendamos a utilização de um sistema de cadastro de clientes como o CRM.

Além do CRM permitir que você faça todos os registros das interações com os seus potenciais clientes e clientes efetivos. Ele também permite o cadastro de compromissos e tarefas, controle de comissões, registro das apólices e a data de vencimento das mesmas, histórico com as atividades registradas no CRM, organização dos seguros por ramo, dados para a realização de follow-up e identificação de oportunidades de negócios.

Além de todas essas vantagens, o CRM também possibilita que você acesse o sistema em qualquer lugar por meio de um smartphone, tablet ou notebook.

Se você deseja realmente levar a gestão de seguros de sua corretora para outro nível, considere contar o CRM Seguros para registrar todas as interações com seus clientes e aumentar a eficiência dos corretores.

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