5 Maneiras para Desenvolver um Bom Relacionamento com o Cliente

  1. relacionamento com o cliente
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Com o surgimento do consumidor multicanal, a maneira de prospectar clientes deve ser feita estrategicamente, envolvendo canais online e offline, e tendo como base a construção de um relacionamento com o cliente.

Portanto, o sucesso de um corretor de seguros está totalmente atrelado à capacidade que ele possui de desenvolver, nutrir e expandir um bom relacionamento com seus clientes.

Mas, saber só isso não é o bastante. É preciso adotar determinadas atitudes no dia a dia para que esse relacionamento com o cliente possa brotar e dar muitos frutos.

1. ESTABELEÇA VÁRIOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

É muito comum encontrarmos sites de corretores de seguros que só fornecem o número do telefone fixo e um formulário de contato.

Mas os clientes querem agilidade e praticidade no momento de estabelecer contato. Afinal, a comunicação é o primeiro elemento que surge no relacionamento com o cliente.

Portanto, se você demorar muito a dar um retorno, o seu potencial cliente pode procurar outro corretor.

Sabendo disso, torne a comunicação mais acessível e rápida. Disponibilize um número de contato via WhatsApp, instale um chat de mensagens instantâneas em seu site ou blog, responda perguntas por meio das redes sociais, divulgue mais de um número de celular para contato, utilize sistemas de suporte via ticket para garantir um tratamento profissional e célere com seus clientes. E também crie um e-mail de contato, caso o cliente não queira enviar mensagens pelo formulário do site.

São dicas simples, mas que ajudam a criar uma primeira boa impressão.

2. ESTEJA PRESENTE NO COTIDIANO DO CLIENTE

A grande maioria dos corretores de seguros só lembram do cliente até o momento em que ele precisa assinar a apólice do seguro. Depois disso, só entram em contato novamente quando a apólice está perto de vencer.

E alguns corretores nem entram em contato perto do vencimento da apólice. Simplesmente estão tão atolados de compromissos e tarefas que vão vivendo um dia de cada vez.

Se você não quer que o cliente esqueça de você, é preciso estar presente na vida dele. Afinal, um cliente satisfeito além de renovar o produto contratado, tem grandes chances de indicar você para outros potenciais clientes.

Portanto, siga algumas dicas que podem ajudar na construção de um relacionamento com o cliente:

  • Envie artigos, notícias e tutoriais que possam interessar ao seu cliente e que estejam relacionados ao produto que ele comprou;
  • Envie uma mensagem de feliz aniversário no dia em que ele estiver completando ano;
  • Se for enviar a apólice pelos correios, trate de colocar em uma boa embalagem, quem sabe acompanhada de um pequeno folheto impresso preparado por você com algumas sugestões que podem ajudar o seu cliente;
  • Já pensou todo mês fazer sorteios de brindes apenas com os clientes que estão completando aniversário e enviar canecas, pen-drives, blocos de anotações, chaveiros, etc?

Essas são algumas maneiras de você se manter presente na vida dos seus clientes e fazer com que ele sempre lembre de você. E não esqueça de utilizar o CRM para gerenciar as informações sobre os seus clientes.

3. A SINCERIDADE É O PILAR MAIS IMPORTANTE PARA ESTABELECER UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Nem sempre o melhor produto para o cliente é o que paga a melhor comissão para o corretor. Pode ser duro de escutar, mas é a pura verdade.

Portanto, não tente empurrar goela abaixo o produto mais conveniente para você. O papel de um bom vendedor de seguros é encontrar a melhor solução para o cliente, mesmo que não tenha a comissão mais atrativa.

De nada adianta comprometer o relacionamento com o cliente, forçando-o a comprar um produto que ele não se sente tão confortável. As consequências podem ser as mais diversas:

a) O cliente pode simplesmente se sentir enganado e solicitar o cancelamento do produto contratado;

b) Optar por uma solução ofertada por outro corretor e que seja adequada às suas pretensões;

c) Questionar a ética do corretor e “queimar o filme” dele para os amigos e familiares.

Essas são apenas algumas das consequências que podem ocorrer pela falta de sinceridade do corretor no momento de fechar a venda. Portanto, não abra mão de um bom relacionamento com o seu cliente, por uma boa comissão. O cliente fica, a comissão acaba

4. NÃO FAÇA SEU CLIENTE PENSAR

Se um potencial cliente chegou até você é porque ele está pensando em contratar um seguro. Ele só não sabe que seguro contratar e se você realmente é a pessoa mais indicada para ajudá-lo nesta tarefa.

Portanto, sua missão é facilitar a vida do cliente, apresentando as melhores propostas para o perfil dele.

Não faça o cliente pensar. Não dê trabalho ao seu cliente, pois ele vai embora. Lembre-se que o prospecto entrou em contato para obter ajuda. Então, não peça para o potencial cliente consultar o site da seguradora para conhecer os benefícios.

Essas informações precisam estar na ponta da sua língua. Só deixe o cliente ir embora ou desligar o telefone depois que ele contratar o serviço. Se o cliente disser que vai “pensar” ou “pesquisar” é porque você falhou em fazer uma abordagem convincente. Facilite a vida dele e ele sempre lembrará de você!

5. NÃO DEIXE SEU CLIENTE ESPERANDO

Outro erro que faz muitos corretores perderem dinheiro e comprometerem o relacionamento com o cliente: deixá-los esperando.

Seu cliente não pode esperar três dias para que você responda um e-mail, nem pode esperar até semana que vem para que você possa agendar uma reunião e muito menos se deslocar até a corretora para fechar o negócio.

Fazer o cliente esperar é o mesmo que pedir para ele procurar outro corretor, afinal, você está ocupado demais para atendê-lo.

Estamos vivendo na era da comunicação instantânea. Seu cliente fala com os colegas de trabalho pelo WhatsApp, realiza reuniões via Skype, faz o pagamento das contas pelo aplicativo do banco e pede o almoço pelo smartphone. Por que você acha que ele vai querer esperar para conversar com você para contratar um produto?

Como corretor, você não pode seguir na contramão do mercado globalizado. Adapte-se ou perca clientes dia após dia.

Essas são algumas sugestões para você criar um bom relacionamento com os seus clientes!

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